O que é ROI? Saiba o que é e como calcular o seu retorno de investimento

Karpos Pag - ROI

Surgem muitas dúvidas quando o assunto é investimentos, muitos empresários agem verdadeiramente dando tiro no escuro esperando acertar o alvo e infelizmente o resultado não é bom, pois essa estratégia não é boa!

Ter conhecimento dos resultados dos investimentos é tão importante quanto conhecer o seu processo, pois só assim será possível se movimentar e criar ações assertivas para corrigir erros e chegar ao resultado final esperado.

Para solucionar esse dilema, temos um indicador financeiro chamado de ROI, termo que vem do inglês Return on Investment e significa Retorno sobre o Investimento.

Se você ainda não sabe o que é ROI, como calcular e como usá-lo a favor do seu negócio, esse artigo é para você. Fique ligado para não perder nada e leia até o final!

O que é ROI?

Como já dito anteriormente, o ROI é um indicador financeiro que possibilita identificar se os investimentos feitos por sua empresa estão gerando os resultados esperados.

Karpos Pag - ROI
Karpos Pag – ROI

Vale ressaltar que esse indicador pode ser usado para projetar resultados para um possível investimento que você queira fazer mas que esteja em dúvida justamente por não saber se terá o resultado que se espera.

 Esse importante indicador ajuda na hora da tomada de decisão e também no momento de decidir mudar tudo. Como assim?

 No mundo dos negócios sabemos que nem tudo são flores, muitas vezes antes de dar certo acaba dando errado, e isso não é o fim. Com os investimentos é assim também, em uma estratégia que não está dando certo o ROI pode responder muitas dúvidas e mostrar onde está mais dando errado ou onde está dando mais certo para que se possa repensar, reformular ou mudar de estratégia para uma assertividade maior nos resultados.

Como calcular o Retorno sobre o Investimento?

Agora que você já sabe o que é ROI, vamos para outra parte muito importante que é como calcular esse indicador financeiro.

Vamos lá?

A maneira mais simples de calcular o Retorno sobre o Investimento é seguindo a seguinte fórmula: Receita – Custo ÷ Custo x 100

Vale lembrar que a receita é o total de ganhos em dinheiro e o custo é todo o gasto que você teve para viabilizar o projeto ou empresa. Lembre também de calcular conforme o seu objetivo, por exemplo, se você deseja saber quanto sua plataforma de e-commerce rendeu durante um período de 3 meses, você irá calcular somente a receita e custo da do e-commerce e durante o período que você estabeleceu como sendo seu objetivo de descoberta. 

Essa fórmula de ROI pode ser usada tanto para um investimento específico quanto para analisar o resultado da empresa como um todo e identificar assim os pontos que precisam de mais atenção.

Dessa forma você chega ao resultado de ROI em porcentagem, para facilitar a visão geral, mas caso queira em valores numéricos basta tirar a multiplicação por 100 da fórmula e você chegará no valor.

Karpos Pag - ROI
Karpos Pag – ROI

Conclusão

 Todo negócio de sucesso possui um controle constante de ROI, esse indicador é muito importante desde o início do processo de investimento e durante toda a execução das estratégias.