Os 7 Erros mais Comuns na Gestão Financeira.

Karpos Pag - Erros da Gestão Financeira

Um dos setores que mais precisam de atenção em uma empresa é o de gestão financeira. Isso porque cada ação, mesmo que pareça pequena, pode gerar grandes impactos para o futuro do seu negócio.

Uma boa gestão financeira pode ser o ponto chave para o sucesso ou fracasso da organização. Ela é essencial para tomada de decisões e alcance das metas estabelecidas como objetivo.

Infelizmente, essa também é uma área onde acontecem muitos erros e que podem ser fatais. Conhecer esses erros é importante para identificar se estão sendo cometidos na sua empresa também ou se prevenir e tomar medidas para que não ocorram com antecedência, que é sempre o ideal. 

Por isso, trouxemos neste artigo os 7 erros mais comuns que ocorrem na gestão financeira. Está curioso?

Então vamos lá! 

Conheça os 7 erros mais comuns na gestão financeira. 

Assim como conhecer a concorrência, conhecer os erros cometidos por outros pode fazer com que o seu crescimento seja mais saudável e aprenda com os erros alheios antes que você os cometa.

Karpos Pag - Os 7 Erros mais Comuns na Gestão Financeira.
Karpos Pag – Erros da Gestão Financeira

Confira os 7 erros mais comuns aqui abaixo.

  1. Confundir finanças empresariais com finanças pessoais: Entre todos os erros esse é o mais comum entre as empresas pequenas e médias e em empresas familiares. O grande risco neste caso é que com a retirada de dinheiro por motivos pessoais acaba havendo uma mistura de informações e nunca se sabe ao certo quanto a empresa realmente está gerando de lucro e suas despesas próprias.
  2. Falta de controle de estoque: O estoque deve ter um alto controle e registro de tudo que entra e sai, sempre lembrando que mercadoria parada no estoque é igual a dinheiro parado, por isso deve-se fazer projeção do estoque ideal, que seria o cálculo de quanto você precisa ter no estoque para não perder vendas mas sem comprar em excesso para não perder dinheiro e deixar os produtos parados e desvalorizando no estoque.
  1. Não saber calcular o preço de venda: Esse é um dos motivos de muitos negócios não irem para frente, por mais que o produto e serviço seja bom e a empresa pareça ter tudo para ser um sucesso, se o preço do seu produto não for calculado da maneira ideal dificilmente sua empresa chegará a ser uma de grande porte no mercado.

Isso porque se o preço final do seu produto não condizer com o preço que ele teria que ter levando em conta: Concorrência, matéria prima, mão de obra e todos os outros custos, o seu lucro nunca será o suficiente para fazer o seu negócio escalonar.

  1. Não projetar o fluxo de caixa: Outro erro comum é que muitas empresas só pensam a curto prazo quando o assunto é fluxo de caixa e isso pode levar a outros erros na gestão financeira pois o gestor fica sem saber o que terá como saldo em um período  posterior.

Projetar o fluxo de caixa possibilita ampliar a visão para entender de forma mais completa o saldo de capital e o saldo acumulativo de um período pré determinado.

  1. Não elaborar um plano financeiro: Esse é um erro comum que é consequência do que tratamos anteriormente. A falta de um plano financeiro faz com que a empresa viva somente para pagar contas e receber pagamentos, coisas que são normais em uma gestão financeira, porém, o problema está em viver disso, sem saber onde se quer chegar, apenas existir.

Uma empresa que quer crescer precisa ter um plano de crescimento das suas finanças, precisa pensar a longo prazo e estabelecer metas e ações para alcançá-las.

  1. Não elaborar uma ferramenta padrão para gerir as finanças: Outro erro bem comum é não ter um padrão no controle das finanças, isso ocorre quando para cada controle é usado um tipo de planilha diferente ou uma ferramenta diferente, gerando um desencontro de informações.
  1. Não saber gerir o lucro obtido: Esse é aquele tipo de erro que parece até ser bom em um primeiro momento, mas não é. O lucro em si é bom, mas não saber gerir ele é o mesmo que o jogar fora, o ideal é ter um plano de investimento previamente analisado e estabelecido para realocar esse capital da melhor maneira possível.
Karpos Pag - Os 7 Erros mais Comuns na Gestão Financeira.
Karpos Pag – Erros da Gestão Financeira

Conclusão

Conhecer os erros cometidos pelo mercado nos possibilita preparar o terreno para que não ocorra o mesmo conosco ou se já está acontecendo é vital identificá-los para corrigir o mais rápido possível.