O que é Gestão Financeira?

Karpos Pag - Gestão Financeira

Em um momento financeiro complicado do país inteiro, mais do que nunca a gestão financeira ganha um papel de extrema importância para as empresas.

Muitas empresas acabam quebrando por não saber o que é e como colocar em prática a gestão financeira e isso se intensificou ainda mais com a Pandemia.

Muitos negócios fecham o mês sem saber se operou o mês no vermelho ou tendo resultados positivos, sem analisar o fluxo de caixa e os investimentos feitos para o estoque que está repleto de produtos parados e sempre entrando mais. Será que essa é uma boa estratégia?

Certamente você pensou que não. Se pensou nisso, você está certo!

Essa não é uma boa estratégia e pode levar o negócio à ruína, na verdade certamente o fim de um negócio que não possui uma boa gestão financeira será a falência caso nada seja feito para mudar isso.

Por isso neste artigo falaremos do que de fato é Gestão Financeira e da importância dela para a sua empresa.

Vamos lá?

O que é Gestão Financeira?

Gestão Financeira é o conjunto de ações e procedimentos administrativos das finanças de uma empresa ou organização. Se envolve com tudo relacionado a investimentos, despesas fixas e variáveis, lucro, empréstimos, valor patrimonial, entre outros.

Entre as ações executadas temos o planejamento, controle e a análise das finanças da empresa visando gerar bons resultados de forma saudável. Essas ações permitem ter uma visão do que pode ser feito para atingir as metas estabelecidas pela empresa e estipular prazos para isso de acordo com a viabilidade financeira.

Karpos Pag - Gestão Financeira
Karpos Pag – Gestão Financeira

A importância da boa Gestão Financeira

Ter conhecimento da situação financeira da empresa é de extrema importância para o futuro da mesma, somente após uma análise dos seus indicadores que será possível fazer uma previsão de para onde ela está caminhando e o que esperar de resultados lá na frente.

Outro ponto importante da Gestão Financeira é entender se a empresa está operando em prejuízo ou no lucro, o que pode fazer você pensar que isso é básico, e realmente é, mas acontece que muitas empresas acabam cometendo um erro grave nessa parte aqui, levando em conta somente o fluxo de caixa como fator determinante para o lucro. O que não é, pois muitas vezes a sobra no caixa não indica lucro.

Vale ressaltar que uma boa gestão financeira é importante para revelar o que a empresa tem a receber, pagar e como isso está sendo feito, bem como criar ações de mudanças caso necessário.

Separamos 4 perguntas que você deve se fazer sobre a gestão financeira do seu negócio:

1. Como estão os nossos indicadores financeiros?

2. Quanto de crédito temos a receber?

3. Estamos operando no prejuízo?

4. Quais ações podemos tomar para alcançar melhorias?

Responda essas perguntas e tome medidas baseadas nas suas necessidades para a gestão financeira da sua empresa.

Karpos Pag - Gestão Financeira
Karpos Pag – Gestão Financeira

Conclusão

A saúde econômica de um negócio é de extrema importância e para isso requer uma boa gestão financeira que faça uma administração das ações a curto prazo como: Atividades rotineiras, controle de recebimentos e pagamentos, controle de caixa e estoque. 

Além das atividades a longo prazo, como: Estratégias e análises de investimento e financiamento, estrutura e custo de capital.

Em todas essas funções a atuação da gestão financeira é essencial a fim de promover o sucesso da empresa com uma estrutura saudável de sua economia.