Dicas sobre organização financeira

KarposPag - Organização Financeira

A falta de organização financeira gera problemas graves para pessoas físicas e empresas, podendo gerar uma bola de neve de dívidas ou até mesmo a falência.

Uma recente pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que 66% dos brasileiros começaram 2021 endividados, número maior que no mesmo período de 2020.

Sabemos que não é uma tarefa fácil colocar a vida financeira em ordem, por isso neste artigo falaremos sobre dicas práticas de como você pode fazer isso. Vamos lá?

Qual a importância de manter a vida financeira organizada?

Um dos setores mais abalados, depois da saúde, com a pandemia do novo coronavírus foi a economia. O atual momento não tem sido fácil, muitas incertezas nos cercam e organizar as finanças mais do que nunca é uma forma de se proteger e proteger seu negócio de eventuais acontecimentos que gerem custos não programados.

Karpos Pag - Organização Financeira
Karpos Pag – Organização Financeira

Vale ressaltar que quando se tem uma vida financeira organizada tudo fica mais leve, você desfruta mais dos seus ganhos sem a preocupação de que um passo errado possa colocar tudo a perder.

Com uma base financeira saudável você pode ir muito mais longe e alcançar o sucesso tanto nos seus negócios quanto na sua vida pessoal.

Dicas de organização financeira

Como não adianta só falar, aqui vão algumas dicas pra você colocar em prática desde já e começar sua organização financeira.

Gaste menos do que você ganha: Parece básico, não é mesmo? Mas a verdade é que muita gente não pratica essa dica óbvia e acaba gastando mais do que o seu salário, principalmente com as milhares de parcelas do cartão de crédito que nunca acabam. Essa forma de pagamento em crédito acaba iludindo nossa mente por achar que todas as parcelas no mês tem que estarem dentro do nosso salário. Quando na verdade é o valor total de cada dívida. Se não for assim, você estará sempre endividado pois entra um parcelamento em cima do outro e nunca haverá um respiro.

Para acabar com isso, controle seus gastos, se necessário deixe os cartões de crédito de lado por um tempo, faça uma planilha de controle de tudo que você paga e estabeleça como meta que não entre nada com o valor maior que o seu salário nesse primeiro momento.

Elimine as dívidas: Tente eliminar tudo o que você tem parcelado ou inadimplente, entre em contato com o credor para saber o valor da dívida e como negociá-la para pagamento à vista.

Bloco de anotações: Registre seus gastos, controle de forma visível tudo o que sai e tudo que entra, esse é o melhor jeito de achar o furo do seu bolso por onde o dinheiro está indo embora.

Reduza suas dívidas: O quarto passo da organização financeira é essencial para que você consiga escalar suas finanças posteriormente. Aqui, você precisa reduzir os gastos desnecessários, manter o que é importante e se possível concentrar esses gastos em uma única instituição financeira.

Fundo de emergência: Esse último passo é essencial para quem quer ter o controle da sua vida financeira e manter ela sempre organizada. Guardar dinheiro para possíveis emergências evita grandes transtornos e faz com que você esteja um passo à frente do problema.

Karpos Pag - Organização Financeira
Karpos Pag – Organização Financeira

Conclusão

É muito importante ter foco para colocar cada uma das dicas citadas acima em prática, mas a recompensa é satisfatória, Uma vida financeira organizada pode levar você muito mais longe e realizar grandes sonhos, com planejamento e pé no chão.