Saiba como se proteger do novo golpe do Whatsapp

Karpos PAG - Como se Proteger de Golpes

O Whatsapp é um aplicativo de rede entre amigos próximos, geralmente as pessoas que temos no Whatsapp são pessoas com quem podemos contar, com quem queremos compartilhar momentos mais profundos que em outras redes sociais. Não é mesmo?

É justamente dessa proximidade e companheirismo entre amigos que o novo golpe no Whatsapp tem se aproveitado, gerando um prejuízo enorme que já soma mais de R$ 500 mil e milhares de pessoas que já foram lesadas com esse golpe, segundo dados da polícia cívil.

Karpos PAG - Como se Proteger de Golpes
Karpos PAG – Como se Proteger de Golpes

Neste artigo responderemos a uma pergunta que é dúvida de muita gente ainda, de como acontece o novo golpe no Whatsapp, juntamente com algumas dicas do que você pode fazer para se proteger dele.

Está preparado? Vamos lá!

Como acontece o novo golpe no Whatsapp?

Esse golpe acontece da seguinte forma, o golpista falsifica o perfil de um usuário usando a foto do perfil e outras informações dessa pessoa que conseguiu em um banco de dados ilegal ou através de outros golpes digitais, como o phishing (que é quando o criminoso de alguma forma faz você clicar em um link que pede seus dados para alguma finalidade falsa e esses dados são utilizados para fraudes), ou por estelionato, que é quando alguém se faz passar por você.

Em todas essas formas, após a criação do perfil falso, o golpista finge ser você e a partir disso, envia mensagens para seus contatos dizendo que você trocou de número.

Após a primeira mensagem a respeito da troca de número ou celular, o criminoso começa um diálogo com informações que possam convencer a outra pessoa de que aquilo é real. Lembrando, que normalmente eles possuem informações suas para essa etapa do golpe.

Feito o convencimento, o criminoso conta uma história do por que está precisando de dinheiro e o pede emprestado para seus amigos.

Saiba como se proteger do novo golpe do Whatsapp.

Golpes no Whatsapp tem se tornado cada vez mais frequentes, por isso, trouxemos algumas dicas de como você pode se proteger, tanto desse golpe de falsificação de perfil quanto de outros que possam vir a acontecer.

Karpos PAG - Como se Proteger de Golpes
Karpos PAG – Como se Proteger de Golpes

Veja abaixo.

Desconfie de tudo na internet: Evite clicar em links suspeitos, não coloque seus dados em uma página ou site desconhecidos e não exponha dados pessoais nas redes sociais. Isso pode evitar que você caia em um golpe para roubar seus dados e consequentemente que eles sejam usados para criar perfis falsos no Whatsapp.

Cuidados com a foto de perfil: Tente deixar sempre oculta para quem não for seu contato, isso evita que qualquer pessoa descubra sua identidade e sempre é bom que a foto do Whatsapp não seja a mesma das suas redes sociais públicas, assim se o criminoso mudar ela seus amigos próximos podem notar e suspeitar.

Recursos do Whatsapp: O App possui um recurso que avisa automaticamente quando um contato nosso muda de número, portanto, se você recebeu alguma mensagem de alguém que afirmou que mudou de número mas, do Whatsapp não, desconfie.

Outro recurso para evitar golpes de clonagem da sua conta, é que o App envia um código de verificação, jamais repasse esse código para outra pessoa.

Certificação: Nesses tipos de golpes o que mais os criminosos pedem e almejam são os dados bancários da vítima e a transferência de um determinado valor. Nunca dê essas informações ou transfira dinheiro sem se certificar de que está falando com o seu amigo. Para isso, confirme por telefone ou chamada de vídeo.

Conclusão

Infelizmente, cada vez mais têm surgido modelos diferentes de golpes no Whatsapp e por isso precisamos estar sempre preparados e protegidos, tomando todos os cuidados vistos neste artigo.