Dicas de como evitar golpes digitais.

Karpos PAG - Dicas de Segurança

Durante o isolamento social, a gente passou a utilizar muito mais os serviços pela Web, como compras em lojas virtuais, acessos online a dados financeiros, mais aplicativos baixados e mais tempo nas redes sociais.

A digitalização do mundo mudou nossa maneira de viver, trazendo diversos
benefícios, mas com isso veio também o aumento de golpes digitais que acontecem das mais variadas formas.

Um crime virtual que tem se tornado cada vez mais frequente é o de vazamento de dados, como foi o caso recente de mais de 223 milhões de brasileiros que tiveram informações pessoais vazadas de uma só vez, até então não se sabe qual a procedência dos dados. Mas um fato é certo, ter as informações expostas assim nos tornam ainda mais vulneráveis à possíveis golpes digitais.

Karpos PAG - Dicas de Segurança
Karpos PAG – Dicas de Segurança

Neste artigo você vai ver o que de fato são golpes digitais, como eles ocorrem e por fim, como você pode evitar

O que são golpes digitais e como acontecem?

São crimes virtuais onde o criminoso se aproveita de informações já vazadas ou da ingenuidade das pessoas, roubando dados pessoais, bancários ou de cartões de crédito através da internet. Os prejuízos podem ser enormes para quem sofre esse tipo de golpe.

No Brasil, os tipos de golpes digitais mais comuns são roubo de dados de cartão de crédito e cobrança fraudulenta que ocorrem muito por conta de sites falsos onde o usuário coloca seus dados para uma possível compra, ou até mesmo e-mails e sms de alguém se fazendo passar pela instituição bancária dizendo que o cliente precisa corrigir sua senha ou fazer algum tipo de atualização através de um link.

Outro tipo de golpe digital que tem crescido muito é o de sorteio ou concursos falsos nas redes sociais, onde a pessoa tem que se cadastrar em uma página colocando os seus dados para participar e essas informações são utilizadas para fraudes.

Existe ainda o chamado Mobile malware (um tipo de software móvel), que era mais comum em computadores e que agora está crescendo em aparelhos móveis. Trata- se de vírus que é instalado em Apps mal intencionados que quando baixados, o vírus se instala para roubar informações do usuário.

Além desses “modelos” de golpes digitais, existem milhares de outros golpes na internet, mas todos possuem uma coisa em comum, o criminoso se aproveita da vulnerabilidade e ingenuidade das pessoas.

Dicas de como evitar golpes digitais

Se prevenir contra os golpes digitais é sempre a melhor solução, pois depois que a gente cai neles é bem mais difícil de resolver, infelizmente as leis contra esse tipo de crime andam bem devagar comparado ao tanto de casos que têm ocorrido no Brasil e no mundo.

Karpos PAG - Dicas de Segurança
Karpos PAG – Dicas de Segurança

Por isso, listamos aqui algumas dicas do que você pode fazer para evitar golpes digitais, com base nas recomendações do Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e do Banco Central.

● Evite compartilhar informações pessoais.
● Não clique em links recebidos por email ou sms dizendo que é do seu banco, entre em contato direto com o banco para saber se a procedência é verídica.
● Não coloque seus dados em páginas e sites suspeitos.
● Evite baixar aplicativos suspeitos, muitos são a porta de entrada de vírus
capazes de roubar suas informações pessoais.

Conclusão

Em resumo, nossa melhor estratégia de proteção é a cautela com nossos dados, preservar esse tipo de informação é essencial no mundo digital.