Você sabe o que são Internet das coisas? Provavelmente você já deve ter visto em algum lugar só não conhece a nomenclatura. Vamos te ajudar! 

Em inglês o termo se chama Internet of Things (IoT) que na tradução quer dizer “Internet das coisas”. Não é só os computadores e celulares que estão conectados a redes de internet, mas também que todos os tipos de objetos podem ser conectados à web.  

É difícil entender, né? Mas nesse artigo, nós vamos descomplicar essa “coisa” da internet. Acompanhe conosco! 

Como a IOT funciona de fato? 

Você sabe como funciona uma atividade agrícola? Como eles fazem para captar e identificar demandas por irrigação? Como identificar a necessidade de correção do solo? Ou controlar as pragas nas lavouras?

Essa é uma das várias possibilidades que a Internet das coisas pode nos ajudar. Por exemplo: O produtor consegue ter previsões assertivas e antecipar ações para cada atividade. Possibilitando que os desempenhos nas atividades agrícolas elevem seu nível quantitativo sem perder a qualidade. 

Para ficar mais claro como funciona na prática, vamos usar o exemplo de Demandas de Irrigação, uma necessidade controlada pelos fazendeiros e agricultores. 

Na prática, o produtor precisa fazer a grande mediação do nivelamento de água por toda a fazenda, e posteriormente precisará tomar uma decisão do que ele poderá irrigar ou não. 

Com o IOT, isso pode ser mais simples do que você imagina, através da utilização de sensores. Geralmente eles possuem um chip interno, no qual, possibilita que o produtor identifique se a terra está ou não precisando de irrigação. 

Toda essa informação pode ser compartilhada por um painel que chamamos de “Dashboards”. Ele mostra informações e dados sobre a execução para que o produtor consiga acionar automaticamente a irrigação das terras. 

Outros exemplos da Internet das coisas

Essa tecnologia é tendência para os próximos anos, e a sua proporção só aumentará. Para você ter uma ideia, a internet das coisas também pode ser aplicada no campo da infraestrutura, saúde, carros, dentre outras coisas. 

Na saúde, por exemplo, a IOT pode ser utilizada para reduzir o tempo de espera na sala de emergência, melhorar a saúde e o monitoramento no atendimento por telemedicina, gerenciar melhor medicamentos, controlar doenças, entre outros aspectos relevantes no âmbito da saúde. 

Benefícios da Internet das Coisas

Com os exemplos que já citei nesse artigo, já fica evidente tantos benefícios que essa evolução tecnológica nos proporciona, não é mesmo?  Além de automatizar processos, receber relatórios com maior precisão –  a internet das coisas também colabora na qualidade de vida das pessoas. 

Confira mais 5 benefícios dessa tecnologia: 

1 – Melhorias na saúde;

2 – Aeroportos mais rápidos;

3 – Segurança;

4 – Mão de obra eficiente;

5 – Reunir feedbacks assertivos 

Conclusão: 

A internet das coisas já faz parte do nosso dia-a-dia, mas é um conceito que será cada vez mais explorado entre pessoas e empresas, a fim de trazer qualidade de vida, segurança e lucratividade. 

A imensidão de possibilidades dessa inovação é capaz de colocar empresas à frente de concorrentes e ganhar cada vez mais a atenção dos consumidores . Um dos motivos, por qual, a Internet das coisas tem sido tão importante na sociedade.