Dicas de segurança: Como fazer compras online

Praticidade e facilidade, é tudo o que encontramos na internet ao optar por realizar compras de qualquer serviço ou produto. Poupa tempo e não exige deslocamento, por isso, e outros motivos que o espaço online tem ganhado destaque entre os e-commerces e as lojas virtuais. 

Por outro lado, muitas pessoas ainda têm receio de fazer compras online, e não é pra menos, quando nos deparamos com os números assustadores de tentativas de fraudes no Brasil, não é mesmo?

No primeiro semestre deste ano as compras online cresceram 47% e de acordo com uma pesquisa realizada pela Konduto, a cada 100 compras feitas no Brasil 4 eram de origens fraudulentas. 

Todo cuidado é pouco, por isso, nesse artigo vamos te mostrar as fraudes mais comuns e preparar você para obter um consumo mais seguro sem se preocupar em perder seu dinheiro fazendo compras na internet. Basta reconhecer o seu inimigo e combatê-lo.

Tentativas de fraudes mais comuns na internet.

1 – Fraude de cartão de crédito: que é a modalidade em que o fraudador rouba a identidade e utiliza o cartão para fazer compras online e o titular do cartão só vai identificar o crime quando sua fatura chegar. Infelizmente está entre as fraudes mais utilizadas. 

2 – Fraude “amiga”: semelhante com a fraude de cartão de crédito, a única diferença entre as duas é que a fraude amiga, não será um fraudador que roubará as suas informações pessoais, mas sim, alguém próximo como familiares e amigos. Não dá para acreditar, né? Mas infelizmente também está entre os mais comuns. 

3 – Violação de senha: essa prática acontece quando o hacker se dedica a descobrir as senhas dos usuários nas lojas virtuais e alteram o endereço de entrega para receber o produto no lugar do verdadeiro solicitador, além disso, tem total autonomia para realizar outras compras antes do titular perceber a fraude. 

Como se prevenir para realizar compras online? 

Fique atento aos e-mails da loja e rastreie sua compra sempre que possível, para não ficar sem notícias de como está o andamento da entrega do seu produto serviço. Geralmente as lojas realizam essa comunicação por e-mails, whatsapp e SMS. 

Compre em equipamentos de segurança: opte por realizar qualquer operação online no computador ou smartphone próprio. Não compre de computadores públicos e evite deixar seus dados registrados. 

Mantenha seu antivírus atualizado: um programa bastante eficiente para prevenir, detectar e eliminar vírus de computadores. Ele pode ser atualizado em notebooks, smartphones e tablets e ajuda a manter seus dados seguros. 

Veja se o site e a página de pagamento são seguras: assim como nós usuários devemos adotar práticas de segurança, é papel de todas as lojas virtuais se preocuparem com as seguranças do site. Por isso, veja se o site possui um certificado de segurança e se a página de pagamento oferece métodos seguros através do cartão de crédito.

Para identificar é fácil, basta você ver se o link da página contém o “Https” e um símbolo de cadeado ao lado. 

Use senhas fortes nos cadastros dos sites: utilize senhas alfanuméricas e se possível troque-as com frequência. 

Todas essas dicas são muito importantes, não se esqueça de se atentar ao comprar qualquer serviço ou produto na internet. As tentativas de fraudes estão cada vez mais intensas, esteja preparado para não ser mais uma vítima.