Contactless: Tudo o que você precisa saber

KarposPag - Contactless

Você provavelmente não deve ter ouvido falar nesse nome, contactless, mas com certeza já aproximou seu cartão em uma máquina para realizar um pagamento certo?

A ação de realizar o pagamento por aproximação se chama contactless. É uma tecnologia que vem sendo inserida nos cartões das empresas, ou seja, atualmente o cartão do seu banco já vem com essa tecnologia.

Isso acaba ajudando muito na vida útil do cartão e na conservação do chip. Mas vamos ao que interessa, abaixo vamos detalhar um pouco mais sobre o assunto.

Banking After COVID-19: The Rise of Contactless Payments in the U.S. –  Forbes Advisor

Como funciona o Contactless?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que NFC e Contactless são dois nomes diferentes para a mesma tecnologia. 

O Near Field Communication ou Sem Contato, em português, é um método de pagamento, onde você não precisa digitar a senha do cartão para fazer uma compra. Isso mesmo, basta colocá-lo perto da máquina e pronto, sua conta será realizada imediatamente. 

Isso também pode ser feito aproximando o seu smartphone. No NFC, ou Contactless, a conexão é realizada por meio de radiofrequência e para que isso funcione, é necessário que haja uma distância máxima de 10cm entre o cartão ou os dois aparelhos envolvidos no pagamento.

Além de smartphones, é possível realizar o pagamento com cartões de crédito ou débito, pulseiras, chaveiros e outros dispositivos com tecnologia wearables. 

Queensland to trial new contactless payment system across transit network

Contactless é seguro? 

Esta tecnologia é muito segura. Podemos até falar que é mais seguro realizar uma compra via aproximação do cartão do que uma compra realizada na internet. Existem diversas camadas de proteção para realizar cada transação e com isso fica praticamente impossível clonar o cartão.

Facilidades do Contactless

Sua facilidade vai além de não precisar inserir o cartão na máquina ou utilizar com dispositivos que tenham a tecnologia wearables. Nas compras até R$ 50,00 (cinquenta) reais você não precisa nem inserir a sua senha.

Essa função você poderá ativar ou desativar diretamente no banco, é muito simples. Com isso você nem precisa mais andar com seu cartão. Só não esquece de manter seu celular carregado para pagar a conta 🙂