Tudo que você precisa saber sobre PIX

KarposPag - PIX

Nas últimas semanas você provavelmente deve ter escutado algo sobre o PIX, certo? Nesse artigo vamos te contar tudo que você precisa saber sobre ele! 

Desde 16 de novembro todos os Brasileiros têm acesso ao PIX, um novo sistema de pagamento instantâneo e 100% gratuito.  Com funcionamento de 24h por dia, o mesmo realiza uma transação entre bancos em até 15 segundos em qualquer dia e horário e funciona para pessoas físicas/jurídicas.

Esse sistema foi criado pelo banco central e foi implementado em todos os bancos do Brasil.

PIX: Vale a pena aderir a nova solução de pagamentos do Banco Central?  Saiba aqui

Como fazer meu cadastro no PIX? 

Todos os bancos de do Brasil já possuem o PIX, então para de cadastrar é bem fácil. Basta você acessar o seu banco através do aplicativo ou site e clicar no ícone do PIX e realizar o seu cadastro.

Você poderá cadastrar chaves para informar os seus clientes, amigos ou familiares qual o seu numero de PIX.

O que é a Chave PIX?

A chave cadastrada funciona como se fosse sua senha, ou seja, você pode cadastrar seu CPF, telefone, e-mail, ou uma chave aleatória, que é um código alfanumérico (formado por números e letras) gerado pelo sistema.

Após a chave criada você já poderá utilizar o sistema e isso é bem simples e prático. Caso você precise que uma pessoa faça uma transferência para você basta informar a sua chave que automaticamente o sistema encontrará seu banco, agência, conta, nome completo e CPF.

É importante que antes de concluir sua transferência via PIX você valide todas as informações, uma vez que não se faz mais necessário informar o banco, a agência, o número da conta, CPF e outros dados, como estávamos acostumados a fazer no TED por exemplo. 

PIX revela funcionalidades inéditas e possibilidade de pagamento off-line

A margem para pequenos erros de digitação é variavelmente grande, tendo em vista que apenas precisamos digitar um número de telefone. Uma vez que Pix é concluído, não existe possibilidade de voltar atrás, portanto sempre revise todos os dados. 

Caso você não queira cadastrar nenhuma chave, você não precisará! Ela apenas foi criada para facilitar o processo bancário.

O PIX não invalida o TEC E O DOC, ambos continuam existindo 🙂