Você sabe o que é cashback e como ele funciona?

Sua tradução significa “dinheiro de volta”. Ele serve como forma de fidelização do cliente que ao realizar uma compra recebe uma porcentagem do dinheiro gasto de volta.

Você sabe o que é Cashback?

Vem com a gente que a Karpos vai explicar!

É um termo traduzido do inglês que significa “dinheiro de volta”. Ou seja, serve para devolver ao cliente, quando este realiza uma compra ele recebe de volta uma parte do dinheiro gasto.

Trata-se, literalmente, de um reembolso.

Elucidando mais um pouco, é um programa de incentivo promovido por empresas de cartão de crédito, onde uma porcentagem do valor gasto é devolvida ao titular do cartão.

Como fidelizar um cliente é uma ação necessária para o negócio, os programas de fidelização e de benefícios para os consumidores são cada vez mais utilizados, principalmente em e-commerces.

A origem do Cashback se dá nos Estados Unidos, o modelo foi criado em 1998 pela empresa norte-americana Ebates. Logo no lançamento, ela tinha em seu portfólio 40 lojas online parceiras que ofereciam até 25% do dinheiro de volta.

No Brasil o modelo de cashback demorou a chegar, somente sendo utilizada em 2007, crescendo exponencialmente desde então. De acordo com o Sebrae, em 2019, o Brasil tem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos que estão cadastrados em programas de cashback. Sendo um grande incentivo para a movimentação da economia!

Como funciona o cashback

É uma estratégia bem parecida com os programas de pontos oferecidos por diversas empresas, e sua operação acontece por meio de intermediárias entre a loja e o consumidor.

Ou seja, existe um terceiro nesta relação para poder promover os benefícios de reembolso.

Vejamos um exemplo.

Você é um empreendedor, que já tem seu negócio, e quer oferecer o programa de cashback aos seus clientes.

Primeiramente, você deve buscar uma empresa para intermediar essas transações de devolução de dinheiro.

Do outro lado da relação de consumo, temos o cliente. Este deve estar cadastrado na plataforma da sua empresa parceira para usufruir os benefícios (a empresa que presta os serviços de Cashback).

Dessa forma, quando ele começar a fazer compras, acumulará dinheiro em uma conta virtual. 

A recompensa oferecida pelo estabelecimento é o empreendedor quem define, podendo variar de 1% a 50%.

Agora a parte mais interessante: o resgate do dinheiro gerado pelo programa de reembolso!

Existem duas possibilidades: ou o cliente usa sites e aplicativos que o direcionarão para as lojas associadas, ou ele deverá ir até uma loja física e solicitar o benefício do Cashback no local.

Viu como o Cashback pode ser uma ótima opção tanto para o empreendedor, como forma de fidelização do cliente, bem como uma excelente ferramenta de reembolso para o consumidor? É um diferencial! Fique sempre por dentro das novidades com a Karpos!