Você sabe como fazer ou receber um pix?

Como a Karpos está por dentro de todas as novidades, segue um post acerca do PIX, um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo BACEN.

Antes de começarmos este post, indico que você entre no blog da Karpos e leia a matéria a qual explicamos as nuanças acerca do PIX, pois aqui vamos informar como fazer e receber um PIX e se ele é seguro.

Primeiramente, de forma resumida e a título de elucidação acerca do assunto, o PIX nada mais é que um meio de pagamento eletrônico, como a TED – Transferência Eletrônica Disponível e o DOC – Documento de Ordem de Crédito. Sua maior saliência reside em sua forma instantânea de ocorrer, que possibilitará transferências e pagamentos em tempo real, bem como o pagamento de impostos e taxas de serviço. Sua operação é concluída em poucos segundos, e poderá ser utilizado 24 horas por dia, 07 dias da semana, incluindo até mesmo os feriados nacionais.

Como fazer um PIX?

O PIX pode ser feito por meio da leitura do código QR Code utilizando-se da câmera do smartphone, ou do cadastro das chaves, que pode ser através do CPF ou CNPJ, E-mail ou Número de telefone celular, terá acesso a essa nova modalidade de pagamento, ou digitar manualmente os dados da conta recebedora, tal como se faz com uma TED hoje.

Vale salientar que não é necessário o cadastro das chaves, pois ela funciona somente como um facilitador.

Interessante mencionar que o PIX também possibilita um agendamento de pagamento para uma data futura. 

Como receber um Pix?

São duas as formas que os estabelecimentos, as empresas e também as pessoas físicas poderão receber um PIX. 

A primeira delas é gerar um QR Code para ser compartilhado com o pagador, sendo que este só pode ser gerado uma única vez ou a cada nova transação. Qualquer um poderá gerar um QR Code para receber o PIX no aplicativo da sua instituição financeira.

A segunda maneira é informando uma chave PIX registrada (CPF ou CNPJ, E-mail ou Número de telefone celular) em alguma conta de PI – Pagamento Instantâneo.

Dessa forma, assim que fora realizado, ele levará apenas alguns segundos para ser creditado na conta do recebedor, independentemente de este ser pessoa física, estabelecimento ou empresa.

O PIX é seguro?

Em se tratando o PIX de mais uma modalidade de pagamento eletrônico, como a TED e DOC, ele ostentará as mesmas medidas de segurança já adotadas nestas, como forma de autenticação e criptografia.

O BACEN garante que ao que tange às informações pessoais dos usuários, serão tomadas todas as precauções necessárias no gerenciamento de dados, os quais serão devidamente protegidos pelo sigilo bancário, estabelecido na Lei Complementar número 105, e também pela LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

No que concerne às eventuais fraudes que acontecerem quando da utilização do PIX, estas serão de responsabilidade dos parceiros do Sistema de Pagamentos Instantâneos, ou seja, as instituições bancárias que ofertarem este meio de pagamento como serviço.