Qual a importância do Marketing para o seu negócio?

O Marketing é um braço do setor comercial, junto com o setor de vendas. Ele se ocupa da criação de estratégias a serem criadas e aplicadas no dia a dia da empresa para que esta consiga angariar novos clientes, fidelizar os antigos e inspirar os colaboradores e a sociedade.

Essas ações almejam nada mais do que o aprimoramento das estratégias de vendas e descobertas de soluções exequíveis para atingir o público-alvo da empresa, pois o que o cliente realmente busca é a solução de seu problema.

Deve-se levar em consideração cada pessoa envolvida no processo de marketing da sua empresa.

Os que já são clientes, além dessa maravilhosa característica, fazem a divulgação do seu serviço ou produto por aí. O boca a boca sempre será a melhor forma de promover a sua empresa.

Os colaboradores da sua empresa devem estar muito bem engajados no trabalho que efetivam, pois um que esteja fora dos ideais da empresa já irá fazer uma força negativa no ambiente de trabalho. Incentive seus funcionários todos os dias a trabalharem com garra e força de vontade, assim todos sairão ganhando.

Os novos clientes sempre serão o foco do empreendedor. A expansão do negócio é a finalidade precípua da empresa, entregue sempre um trabalho de excelência, não prometa mundos e fundos ao consumidor, porque eles irão desconfiar e não acreditarão no seu produto, por mais que seja bom. Mostre seus resultados, isso sim fará a diferença. 

A sociedade é onde estão os potenciais novos clientes, bem como os já fidelizados. Ter um bom relacionamento social é essencial para a expansão da sua empresa, bem como para possíveis novas oportunidades como parcerias.

Quando for elaborar suas estratégias de marketing, nunca se esqueça dos 4ps, são eles: produto, preço, praça e promoção. Vejamos o que cada um nos ensina.

Produto

O produto nada mais é do que o que você esta tentando vender, seja um produto propriamente dito, ou a prestação de um serviço. Este deve ser exposto de forma clara, salientando-se os pontos que o diferenciam dos demais produtos ou serviços do mercado.

Nunca se esqueça: você está vendendo uma solução para o problema do seu cliente, ele vai até você porque tem um problema e quer que este seja solucionado, então mostre a ele que você não só tem a solução, como também esta é a melhor opção para ele.

Preço

O preço é o valor monetário que você cobra por disponibilizar o serviço ou produto.

Lembre-se que um negócio é uma via de mão dupla: você entrega um produto ou serviço que irá agregar valor ao seu cliente ou solucionar o problema dele naquele momento, e ele entrega o que você busca: o dinheiro. Logo, a precificação deve ser justa para ambas as partes envolvidas no negócio.

Praça

É onde você irá disponibilizar seu produto para os consumidores.

É necessário destacar que, ainda mais com a atual conjuntura que estamos vivendo, os locais físicos perderam um pouco de espaço para lojas virtuais e sites de produtos e serviço.

Dessa forma, o local físico não é a única opção para se comprar algo, citamos as lojas virtuais e ainda temos catálogos, revendedores, parceiros, etc.

Promoção

Quem é que não gosta de uma promoção? Todo mundo adora! Os consumidores se sentem ainda mais satisfeitos com elas.

Mas esta promoção não é o desconto não, meu caro! É a maneira de divulgar seu produto por aí, os canais de comunicação e demonstração da sua solução.

Por isso é de extrema importância que o empreendedor entenda o seu publico alvo e saiba onde o encontrar, para que chegue mais rápido até ele e não gaste rios de dinheiro fazendo propagandas não efetivas de promoção.

Última dica!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo irá ajudar a aumentar sua visibilidade, gerando interação e relacionamento com seus clientes. Da mesma forma, aumentará a confiança de seu público na sua marca, e, consequentemente aumentando a interação, aumentará a conversão de potencias clientes.

Vejamos o passo a passo para uma estratégia de marketing de conteúdo:

  1. Ter em mente que é uma estratégia de longo prazo;
  2. Seu principal objetivo é o TRÁFEGO ORGÂNICO, que é aquele gratuito;
  3. Deve ter um planejamento – por exemplo, um cronograma de postagens ajuda a manter a constância e a frequência.
  4. Escolher os canais de divulgação – não utilize todos os canais de divulgação se você não consegue dar conta de atualizar todos, cada canal tem seus argumentos específicos;
  5. Atualização de conteúdo – reciclar as coisas e inserir conteúdos novos;
  6. Geração de Leads – crie sua própria base de dados, não dependa só das redes para ter contato com seus clientes. Oferte alguns bônus (disponibilizar e-books, brindes, cupons de descontos, etc.);
  7. CTA (Call to Action) – chamadas para ação, quando você disponibilizar seu conteúdo, chame seu cliente para te seguir, ler seu blog, interagir com a sua marca, etc.;
  8. Mensuração de resultados – são as métricas, medir sempre seus resultados é a melhor forma de saber se sua estratégia de marketing está sendo ou não efetiva.

É necessário enfatizar que para um plano de marketing efetivo demanda-se muito estudo e dedicação.

Notou como o marketing é importante para o seu negócio? Procure por um especialista no assunto e verá a diferença em seus resultados!