Por que investir seu dinheiro?

Coloque seu dinheiro para trabalhar para você hoje e colha os frutos no futuro, saiba que investir seu dinheiro só traz benefícios a você próprio. É a Karpos sempre com as melhores dicas!

Primeiramente, deve-se dizer que investir seu dinheiro é deixá-lo trabalhando para você, sem que você faça nenhum esforço para que ele renda! Pois, a partir do momento em que você investe, seu dinheiro começa a render, que nada mais é do que receber uma remuneração por deixar seu dinheiro em alguma instituição bancária ou corretora de valores.

Sabendo disso, quais são os motivos mais encontrados para as pessoas não investirem uma parte de seus rendimentos?

Vejamos:

Acho que o mais comumente ouvido é porque não sobra dinheiro no final do mês! A pessoa alega ganhar pouco e não ter condições de poupar, mesmo que seja pouco também!

Mas pensemos… A atitude de guardar dinheiro, para que possa acontecer sem problemas deve ser encarada como o pagamento de uma conta mensal que não pode ser deixada para trás, como água, luz ou as compras no supermercado.

Outro pensamento medíocre é que só os ricos têm condições e recursos para poupar. É claro que para uma pessoa que ganha um salário-mínimo a situação é completamente mais complexa. A ideia aqui é que precisamos nos virar com o pouco que temos, viver com um padrão de vida mais baixo e tentar poupar um pouco para nosso próprio benefício.

Também existe a desculpa de que o banco paga muito pouco de rentabilidade, dessa forma, não vale a pena investir seu suado dinheirinho nele! Ledo engano, meu caro! Por que mesmo pagando pouco, já é melhor do que nada!

Passemos então a pensar na organização financeira de uma forma mais elaborada e com a devida importância que ela merece. Receber o salário e somente pagar contas é uma ação que você deve deixar para trás.

Note que quanto mais você cresce no âmbito profissional, mais você irá gastar e ter um padrão mais elevado de vida. Sendo uma pessoa organizada e com propósitos, você não precisará deixar de comprar o que deseja porque o orçamento deste mês não deu, sendo assim, poderá escolher com mais liberdade.

É importante destacar que se você não investe, você está deixando de ganhar dinheiro!

Sim, exatamente isso!

Existe uma coisa chamada inflação que nada mais é do que o nome dado ao aumento dos preços dos serviços e produtos. Ela que está em ação quando você volta ao mercado no mês seguinte para fazer as compras e não consegue comprar as mesmas coisas com a mesma quantidade de dinheiro do mês anterior, ou seja, seu poder de compra foi comprometido.

Imagine agora, deixar seu dinheiro guardado, trabalhando por você, aplicado em um ótimo investimento, que além da taxa pré-fixada, garante a correção acima do valor da inflação?

Não seria uma ótima ideia?

Pois existem investimentos assim, e você também pode ter acesso a eles.

Deixando seu dinheiro “embaixo do colchão”, ou mesmo na carteira, ele não irá render nada, ou seja, aumentar, muito pelo contrário, irá sofrer os efeitos depreciativos da inflação.

Mesmo com este cenário que estamos vivenciando, com a taxa de juros básica da economia, Selic, muito baixa, vale a pena você procurar por um investimento que esteja dentro do seu perfil.

Pensemos, então: por que deixar o dinheiro “parado” na carteira se ele pode oferecer frutos, estando bem aplicado?

É muito mais vantajoso investir! Você não o fazendo estará prejudicando o seu dinheiro e a você próprio.

Dessa forma, ele trabalha para você, acelerando o seus sonhos e projetos.

Outro viés é você ter a certeza que vai precisar de dinheiro em algum momento da vida para cobrir algum imprevisto.  Estar preparado para estas adversidades, com uma boa poupança, é uma forma segura de transpor estes obstáculos.

Portanto, resta que evidente que poupar e saber investir faz muita diferença na qualidade de vida, na saúde, principalmente na aposentadoria, de modo geral, nas necessidades como um todo.

Guarde independentemente do valor de seu salário, pois, você deve colocar a sua poupança em primeiro lugar para que você mesmo possa colher os frutos.

Então, a dica é: gaste menos do que ganha, guarde uma parte de seus rendimentos para seus investimentos, aprenda a administrar sua vida financeira. Deixe que o dinheiro trabalhe para você. A mudança de pensamento hoje fará com que você tenha uma vida financeira estável e saudável no futuro.