PIX: Uma inovação nos meios de pagamentos.

Já pensou em realizar algum pagamento ou transferência e não ter mais que esperar dias para que a transação seja concluída? É exatamente essa a inovação que o PIX traz. Vamos conhecê-lo melhor?

Primeiramente, é sabido que existem diversos meios de pagamentos, dentre eles estão os famigerados: TED – Transferência Eletrônica Disponível, o DOC – Documento de Ordem de Crédito, os boletos, cartões de crédito e débito, etc.

Porém, o Banco Central inovou, trazendo mais uma modalidade de pagamento, e este é realizado de forma instantânea, ou seja, “cai” na hora o valor da transferência ou pagamento na conta do recebedor da transação.

Assim, a KarposPag apresenta vocês o PIX, que funciona 24 horas por dia, 07 dias da semana, e demora cerca de 10 segundos pra finalizar a transação. Isso aí mesmo que você leu, 10 segundos para você ter acesso ao seu dinheiro.

Uma maravilha, não achou? Continue a leitura que você vai ver mais alguns destelhes sobre o PIX.

Neste post você encontrará:

  • O que é o PIX?
  • Para que ele funciona?
  • Quem pode usá-lo?
  • Quais são seus benefícios?

Boa leitura!

O que é o PIX?

Primeiramente, sua divulgação foi realizada em fevereiro deste ano, pelo Banco Central do Brasil – BACEN, anunciando seu lançamento com data prevista para novembro de 2020, dessa forma, qualquer cliente que fizer o cadastro de suas chaves, que pode ser com CPF ou CNPJ, E-mail ou Número de telefone celular, terá acesso a essa nova modalidade de pagamento.

Trata-se de um meio de pagamento instantâneo que possibilitará transferências e pagamentos em tempo real, bem como para o pagamento de impostos e taxas de serviço. O PIX é concluído em poucos segundos, sendo esta a sua maior diferenciação das outras formas de pagamento.

Assim, o PIX funciona 24 horas por dia, 07 dias da semana, incluindo até mesmo os feriados nacionais, e o que mais chama a atenção é o tempo estimado para finalização da transação, que é de cerca de 10 segundos.

Quem pode usá-lo?

Ele poderá ser utilizado por qualquer pessoa, tanto físicas, quanto jurídicas. Para as pessoas físicas ele é gratuito, já para as pessoas jurídicas o valor a ser pago pela utilização do serviço é de apenas R$ 0,01 a cada 10 transações.

Para que ele serve?

Nada mais, nada menos, o PIX veio agilizar o mundo dos meios de pagamentos, pois é exatamente uma ferramenta para efetivação dessas transações, sendo definido como pagamentos instantâneos, tendo em vista a eficácia no procedimento.

Não se preocupe que a TED e a DOC não deixarão de existir, o PIX será agregado ao sistema de pagamento da sua instituição financeira, sendo mais uma opção para você.

Importante salientar, no que se refere à disponibilização dos recursos para o recebedor, é uma novidade excelente, o valor “cai” na hora para o dono do estabelecimento, não tendo este que esperar para poder utilizar seu recurso financeiro.

Ótimo, não é mesmo?

Vamos analisar agora alguns dos benefícios do PIX

Quais são os benefícios do PIX?

Como o PIX será lançado como mais uma alternativa de pagamento no mercado, além dos já conhecidos, sem sombra de dúvidas sua melhor inovação é em relação ao tempo da transação, seja pagamento, seja transferência.

Outro beneficio excepcional é referente à disponibilidade dos serviços aos usuários, podendo efetivar suas operações a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana, inclusive aos finais de semana e feriados, sendo, com certeza, bem mais confortável.

Outro ponto a se destacar é o barateamento dos serviços, tanto para o usuário pessoa física, que utilizará o PIX de forma gratuita, tal como para a pessoa jurídica, que terá menos onerosidade na prestação do serviço, pois, como sabemos, TEDs e DOCs tem custos, bem como a emissão de boletos.

E você, gostou do novo meio de Pagamento Instantâneo lançado pelo BACEN? Só resta aguardarmos a sua liberação para verificarmos se realmente vai surpreender!

Em caso de dúvidas, dê uma olhadinha no site do Banco Central, lá têm muito mais informações acerca do PIX.