Liberdade Financeira: Você já conquistou a sua?

A Karpos vai esclarecer melhor este conceito, pois, além de estar em alta nos dias atuais, muitas pessoas não sabem o que realmente ele significa.

O que é liberdade financeira?

Podemos resumir liberdade financeira em uma única frase: poder de escolha!

Sim, é isso mesmo, o poder de escolher o que você deseja fazer no momento em que achar oportuno. Ficar em casa no final de semana por opção, ir à praia ou mesmo fazer uma viagem mais elaborada com a família ou amigos.

E isso não está ligado ao fato de ter um emprego fixo com chefe no pé, ou ter seu próprio negócio sendo você mesmo seu próprio chefe, está intimamente atrelado com a capacidade de ser uma pessoa organizada e com proposito de vida.

Independentemente da situação, existem pessoas que ostentam uma renda relativamente baixa e tem sua liberdade financeira garantida, haja vista a sua grande capacidade para gerir seus rendimentos, vivendo abaixo de seu real poder aquisitivo e sendo bem organizado com as despesas.

Liberdade financeira x Independência financeira

São termos que são facilmente confundidos, porém eles são diferentes.

liberdade financeira é a autonomia que alguém alcança na seara financeira, sendo possível tomar decisões com muita tranquilidade e poder de escolha, quando, por exemplo, se opta por comprar ou não algum bem ou ir a algum lugar. Isso é liberdade, ostentar o poder de escolher!

Já a independência financeira é notada quando a pessoa acumula capital que lhe permite viver de renda, não precisando mais trabalhar para alguém ou mesmo ter o seu negócio, pois os valores acumulados e investidos são suficientes para suprir as necessidades e arcar com os compromissos financeiros, não dependendo assim de outra fonte de receita.

Sendo assim, é importante que o indivíduo saiba exatamente qual é sua renda, e mais importante que isso, quais são exatamente suas despesas, incluindo montantes imprevisíveis, como a troca de um pneu, a queima de um chuveiro, etc.

Dessa forma, ser organizado financeiramente implica em ser responsável consigo mesmo e viver uma realidade cristalina. Analise sua vida financeira e veja se tudo está correndo bem. Caso não esteja, não desista, nunca é tarde para se investir tempo e conhecimento em busca da sua tão sonhada liberdade financeira.