INSS: Retomada dos atendimentos presenciais não é efetivada

No primeiro dia da retomada dos atendimentos presenciais do INSS, os usuários se deparam com as portas das agências fechadas.

Passados 05 meses de atendimento remoto, haja vista a atual conjuntura de pandemia causada pelo novo coronavírus, algumas unidades retornam aos trabalhados de forma paulatina, nesta manhã de 14 de setembro.

Nesta primeira etapa da retomada dos trabalhos presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS os usuários se deparam com as portas das agências fechadas e sem fornecimento dos seus serviços básicos.

Muitas pessoas, em diversos lugares do país se dirigiram às dependências da autarquia, mas não conseguiram atendimento, pois os médicos e os peritos não retomaram os trabalhos, sendo assim todas as perícias médicas agendadas foram suspensas.

Vale ressaltar que o atendimento também não foi realizado porque algumas unidades nem sequer abriram as portas, não fornecendo maiores informações de como os usuários poderiam conseguir atendimento presencial.

Importante!

O INSS informou que nesta primeira etapa da retomada dos serviços presenciais, as agências atenderão apenas aos segurados agendados. E nem todas as pendências serão atendidas de forma presencial pela autarquia.

O INSS terá ainda que atentar-se e adequar-se aos regramentos e medidas de prevenção que deverão ser seguidos para efetivação dos atendimentos, optando por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. O horário de funcionamento será das 7h às 13h.

Atendimento presencial, somente com agendamento prévio.

O objetivo, é claro, é evitar aglomerações dentro e fora das agências, desta forma, o agendamento deve ser feito pelos canais remotos de comunicação do INSS, por meio do site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. 

Como de praxe para o atual momento, quem for às agências deverá usar máscaras e terá sua temperatura medida antes de entrar no local, utilização de álcool em gel, e atentar-se ao distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas, sendo obrigatoriedade o uso de máscara durante todo o período em que permanecer nas dependências do INSS. Se o segurado estiver usando máscara úmida, suja ou rasgada, o INSS fornecerá uma máscara descartável.

Restrição de serviços

Segundo o INSS, estão disponíveis para atendimento presencial somente os serviços de:

  • perícia médica (somente a partir de nova avaliação dos locais de atendimento);
  • avaliação social;
  • cumprimento de exigência;
  • justificação administrativa ou judicial; e
  • reabilitação profissional.

Solicitações de aposentadoria, pensão, salário-maternidade, continuam sendo feitos remotamente.

Importante salientar que a prova de vida segue suspensa até 30 de setembro, que se trata da exigência de recadastramento anual de aposentados e pensionistas. Portanto, somente a partir de 1º de outubro, os segurados deverão buscar a agência onde recebem o benefício para atender à exigência.

A Karpos está em busca constante para ajudá-lo a ficar informado e por dentro de todas as novidades, curta nossas redes sociais e deixe comentários!