Hábitos saudáveis que influenciam na sua vida financeira

Você já notou que a grande maioria das nossas ações do dia-a-dia são realizadas de forma automática? A Karpos vai te mostrar 03 hábitos saudáveis que vão influenciar em sua vida financeira.

Sim, somos totalmente automatizados em quase tudo que fazemos, nosso cérebro gosta de rotina e procura sempre estar dentro de ações repetidas para fazer o mínimo de esforço possível.

E essas ações repetidas são conhecidas como os nossos hábitos diários, semanais e até mensais.

Imagine agora aquele plano que você está tentando colocar em ação há algum tempo e não consegue. Sabe o motivo? Você ainda não o internalizou, não o inseriu em sua rotina, não o transformou em um hábito.

Mas não pense que adquirir um hábito é tão simples assim. Existem teorias que dizem que o tempo mínimo para se adquirir um hábito é de 30 dias consecutivos praticando-o.

Mas isso varia de pessoa para pessoa. Sua disposição para a mudança, seus objetivos, circunstâncias de lugar e tempo. São “n” fatores que influenciam tanto na mudança, quanto na criação de um novo hábito.

O que você não pode é deixar de tentar.

Imagine também o reflexo dos seus hábitos na sua vida financeira!

Já parou para pensar nos malefícios de alguns hábitos ruins em suas finanças? Creio que não! Mas, o intuito deste artigo é fazer refletir acerca disso, vamos analisar 03 hábitos saudáveis que podem influenciar em sua vida financeira.

Vamos lá?

Comer de forma saudável

Para as pessoas que comem fora de casa, que geralmente são as que gastam mais com alimentação, pode ser uma ótima opção se alimentar de forma saudável e tentar comer em casa.

O que sai mais barato, ir à feira comprar verduras e legumes ou comprar diversos tipos de carne no açougue?

É claro que têm pessoas que não gostam de verduras, mas isso, além de sair mais barato, influencia diretamente na sua saúde. 

Tem ainda o dia do lanche ou da pizza, o churrasco com os amigos no final de semana, a cervejinha… E por aí vai!

É claro que não estou dizendo para você ser um robô e não sair um milímetro fora da linha, mas ponderar o quanto de recursos financeiros você direciona para estas atividades, e como elas interferem na sua saúde, é um ponto a se considerar.

Pode ser que esses 05 quilos que você quer perder e não consegue estejam aí e você não consegue enxergar o real motivo!

Praticar exercícios ao ar livre

Na atual conjuntura de pandemia que estamos vivendo, a prática de exercícios ao ar livre se tornou a única opção.

Com uma parcial flexibilização da abertura do comércio em geral, algumas academias estão voltando ao funcionamento. 

Porém, como no começo da pandemia ficou totalmente restrito o acesso às academias as pessoas começaram a praticar exercícios ao ar livre, como caminhada, corrida e ciclismo.

Já contabilizou o quanto você gasta por mês na academia e não vai treinar?

É claro que para uma caminhada ou corrida precisa-se de roupas próprias, bem como que no ciclismo, de uma bike. 

Porém, no longo prazo, isso sai mais barato do que os treinos, aulas de dança ou outras diversas atividades que as academias disponibilizam.

Mas preste atenção! Se você gosta de academia, vá!

Essa é uma dica para quem quer economizar e continuar com os exercícios físicos. Não quero ninguém brigando comigo por desestimular a utilização destes ambientes!

Exercite o cérebro

Conhecimento nunca é demais. E com a era digital existem milhares de conteúdos de qualidade e gratuitos por aí. Basta procurar.

Direcione um tempo do seu dia para ler a coluna do jornal que fala sobre finanças, aprenda sobre a política nacional de juros, entre nos sites do governo e veja as notícias.

Mesmo que não entenda nada no começo, com o tempo irá entender, por mais que não goste, é um assunto de suma importância para sua vida financeira.

Caso tenha um pouco de dinheiro, invista em literaturas do mercado financeiro para aprender a fundo como fazer um planejamento financeiro, como investir seu dinheiro, etc.

Irá notar que isso fará muita diferença na forma como você lida com o seu dinheiro, como você pode exponenciar seus ganhos e ainda estará exercitando o cérebro com coisas úteis e de qualidade.

Viu como hábitos tão simples e saudáveis podem influenciar diretamente na sua vida financeira?

São ações exequíveis e acessíveis a todos. 

Reveja seus hábitos, mude-os se necessário e verá às consequências positivas.